Eles não usam black-tie é um livro que retrata a classe operária brasileira, que está passando por uma fase sem liderança, onde os próprios operários se unem para reivindicar seus direitos
Junto com todos os conflitos que os operários passam com a greve na fábrica, aparecem outros conflitos dentro de uma família, retratando a ambição, o amor e no fim, sua separação.
Os principais personagens são: Romana, caracterizada por uma mulher firme, uma verdadeira mãe que luta todos os dias, trabalha e sabe viver com a alegria seus dias.
Otávio, marido de Romana, é aquele que está a frente das reivindicações da fábrica e que passou alguns anos na cadeia devido à militância política reprimida pela ditadura militar. Acredita que sua classe social é forte e que a luta por melhores salários é o caminho a ser seguido.
Tião, é o protagonista, procura viver diferente das pessoas do “morro”, pensa muito em seus ambições e no amor de Maria, sonha com a ascensão social e as regalias da vida burguesa, renegando a vida proletária.
Maria, mulher de Tião, menina doce e carinhosa, trabalha em um fábrica e é “diplomada”, pois fez um curso de corte e costura. Desde que ela e Tião se conheceram, ela se tornou razão pela qual ele permanece e luta por uma vida melhor.
O livro é dividido em três atos, como já terminei de ler o livro, vou contar cada ato em uma semana, ok?
Beijo Jô! :*
domingo, 30 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário