sábado, 29 de maio de 2010

Livro (Maria Nathália)

Livro: Juízo Final
Autor: Sidney Sheldon

O livro fala sobre a História do comandante Robert Bellamy, afinal alienígenas chegaram a terra, e ele tinha a missão de encontrar todas as testemunhas que estavam presentes no momento em que esses alienígenas chegaram. Através de pistas, Robert Bellamy procura localizar estas testemunhas, que são de vários lugares e regiões do mundo, mas o problema principal da história é a organização secreta que faz o possível para esconder isso de todo o planeta, sem possuir pena alguma para manter as informações secretas, estando disposta até a eliminar quem sabe demais.
Robert Bellamy, sofre muitas crises durante sua procura, afinal a mulher que ele mais amava, Susan, deixa o casamento de anos que passaram juntos, para se casar com "Montedegrana" como ele chama no livro. Robert Bellamy, realizava grandes viagens com sua esposa, inclusive viagens internacionais para a Itália, e quando ocorre sua separação o comandante tem sua missão na Itália, o que lhe faz lembrar em tudo da sua ex mulher. Robert precisa ser forte para seguir. O livro é dividido em duas partes uma que é o "caçador" onde o comandante vai atrás de todas as testemunhas, desempenhando o papel propriamente dito de caçador, onde ele encontra as testemunhas que viram o OVNI, que são Hans Beckerman, Fritz Mandel, Leslie Mothershed, que foi o fotógrafo, que tirou as fotos do OVNI, porém as perdeu em um incêndio em sua casa, Otto Schmidt professor, Padre Patrini, que ao final enlouqueceu, pois achou que o OVNI era um sinal do JUIZO FINAL da terra, ficando completamente louco, dizendo que isto era coisa satânica, Daniel Wayne texano, William Mann banqueiro, Olga Kiev bibliotecária russa, que foi estrangulada e violentada sexualmente, Kevin Parker, Laslo Bushfekete que conhecia todas as testemunhas do OVNI praticamente, porém tinha sido a última testemunha a ser encontrada, o que se tivesse acontecido em primeiro lugar, pouparia o tempo de Rober Bellamy nas procuras. A outra parte do livro é a que o comandante passa a ser o "caçado", como a organização ultra secreta não queria que descobrissem sobre o OVNI, Robert Bellamy, passa a ser a própria vítima e eles tentam matá-lo!
Ao final da história, tem um trecho no livro assim:
(...) "Todos olhavam para o céu. Havia lá em cima uma enorme nuvem branca, que mudou diante de seus olhos. Era uma visão de calota polar, que começou a se derreter enquanto a observavam, a água despejando-se pelos rios e oceanos do mundo, inundando Londres e Los Angeles, Nova York e Tokio, as cidades costeiras de todo o planeta, numa superposição de imagens vertiginosas. A visão mudou para uma paisagem desolada de terras agrícolas, as colheitas queimadas até as cinzas por um sol ardente e implacável, cadáveres de animais por toda a parte. A cena tornou a mudar, e eles viram distúrbios na China, a fome na Índia, e uma devastadora guerra nuclear, e finalmente pessoas vivendo em cavernas. A visão sumiu lentamente. Houve um momento de silêncio assustador. É esse o futuro de vocês, se continuarem como estão". (...)
Os alienígenas apareceram na terra apenas para alertar o homem! O principal motivo de eles chegarem a terra, através do OVNI que assutou tantas pessoas não foi a de assustar mas foi a de ALERTAR. Os homens destroem o planeta e apesar de o livro não relatar que os alienígenas são "bons" ou "ruins" com certeza podemos deduzir que eles são "bons" afinal eles queriam a preservação do planeta e a manutenção do meio ambiente.
Então o comandante tinha uma nova missão a de preservar o planeta e conscientizar a terra sobre o que os humanos estavam fazendo, pelo resto de sua vida.

Breve análise: O livro é de ótimo renome, porque além de ser uma literatura americana, possui uma linguagem fácil, com personagens "polêmicos" que de certa maneira acabam prendendo o leitor do início da história até o fim do livro,o autor consegue fazer com que o leitor se sinta como o próprio personagem, possuindo as mesmas sensações e emoções que o comandante Robert Bellamy sente. Ao fim da obra é relatado a parte mais emocionante da tragetória, o último capítulo. Tenho certeza que é uma excelente sugestão de leitura, e com certeza vou ler mais outras obras do autor Sidney Sheldon!

Aluna: Maria Nathália Ferreira; Turma: IA08 Nº: 23
Disciplina: Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário