domingo, 13 de junho de 2010

Adriano Gustavo Coppi - IA08

Titulo: O homem que calculava
Autor: Malba Tahan

Um livro divido em 34 capítulos e conta com um glossário para explicar as palavras e as lógicas das contas realizadas pelo "homem que calculava". Ele é narrado em 1º pessoa e conta a história de Beremiz Samir um sábio que resolve os problemas mais difíceis e arranja os melhores jeitos de resolver problemas simples. O livro é muito interessante e faz com que o aluno raciocine toda hora sobre os problemas matemáticos, o livro também não está apenas ligado a matemática, ele explica as palavras usadas nas culturas Arabes.

CAPIÍTULOS
1. No qual encontro, durante uma excursão, viajante. Que fazia o viajante e quais as palavras que ele pronunciava

Nesse capítulo o autor conta omomento em que encontra o homem que calculava e o estranho momento em que ele fica observando Beremiz levantar falar numeros de milhões e sentar, isso acontecia varias vezes e os números cada vez ficam maiores, curioso ele abordar o homem e assim começa ele a contar sua história.

2. Nesse capítulo Beremiz Samir, o Homem que Calculava, conta a história de sua vida. Como fiquei informado dos cálculos prodigiosos que realizava e por que nos tornamos companheiros de jornada

Nesse capítulo Beremiz se apresenta, nascido na Pérsia na pequena aldeia de Khói e explicou de qual forma se tornou apaixonado por calculos, ele se tornou pastor de ovelhas e como tinha grande medo de perder uma ovelha contava varias e varias vezes e com o tempo conseguia contar só de relance, mas como estava virando um vicio começou a contar pássaros, seu amo sabendo de sua habilidade o colocou para contabilizar suas inumeras tamaras e ficou assim 10 anos embaixo de tamareiras contando cada tamara em seus cachos. Como seu amo estava muito satisfeito lhe deu 4 meses de férias, assim começou sua viaje para conhecer lugares e visitar parentes. Eu como fiquei impressionado disse a ele que com essa grandiosa habilidade poderia conseguir cargos importantes em Bagdá, então Beremiz resolveu viajar comigo até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário