sábado, 12 de junho de 2010

O homem que Calculava (Parte II)

Livro: O homem que calculavBa (Parte II)
Autor : Malba Tahan
Aluno : Paulo Correa de Fraga Neto (IA08)

Estavam viajando juntos, a algumas horas, quando encontraram três homens discutindo sobre a partinha correta de 35 camelos deixados como herança pelo pai deles, o pai dele determinou que a partiilha fosse feita da seguinte maneira: O irmão mais velho deveria receber a metade, o irmão do meio (Hamed Namir) um terço do total, e ao filho mais novo um nono do total. As divisões não davam exatas, e Beremiz querendo ajudar, propos fazer a partilha dos 35 camelos para os homem.

Para que a divisão desse certa, era preciso que Bagdali cedesse o seu camelo, no começo Bagdali estava relutante com a ideia, mas depois acabou aceitando. Beremiz então conseguiu fazer a partilha dos 35 camelos de forma que todos ficassem satisfeitos e Bagdali conseguiu o seu camelo de volta, graças a habilidade matematica de Beremiz, ele ainda conseguiu um segundo camelo como recompensa, de forma que pudesse fazer a viagem mais comodamente.

Três dias depois, Bagdali e Beremiz encontram caído numa estrada um viajante , ferido, o homem lhe conta o que ocorrera: Chamava-se Salém Nasair, um dos mais ricos mercadores de Bagdá, que estav regressando de Bácora com sua caravana quando foi atacado por nomadês persas do deserto, todos que estavam na caravana foram mortos menos ele, que conseguiu fugir, depois de contar a historia, o mercador perguntou a Beremiz e Bagdali se eles tinham algo para comer, Beremiz e Bagdali possuiam juntos 8 pães e o mercador propos fazer uma sociedade com estes pães, e que quando chegassem a Bagda, daria 8 moedas para cada pão que comesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário