Continuando: A primeira pessoa que foi falar sobre alguma experiência foi a sr Kabui. Ela foi a escola e falou sobre a ensacadinha .. que parece uma flor que espanta mosquitos. Depois da visita dela continuaram a aula com o livro Grandes Esperanças, no qual apareceu uma expressão nova: manhã geada. Matilda perguntou o que era e o sr. Watts sempre que possível respondia.
Quando matilda perguntou, o sr. Watts perguntou quem escolhera seu nome e ela em seguida disse que foi seu pai. Sempre que liam o livro a mae de matilda perguntava sobre as expressões estranhas de matilda, e essa foi a ultima vez que sua mãe pediu algo sobre Grandes Esperanças, pois não queria que ela entrasse nesse "outro mundo", tinha medo de perder sua Matilda para a Inglaterra vitoriana.
-=-
Quando amanheceu os peles-vermelhas notaram que todos tinham fugido de suas casa(estavam nas matas com medo). Ao partirem todos voltaram ao normal, ou seja, para as crianças a escola.
Na escola a visita seria a da mãe de Matilda, mas foi a de Gilbert, a sr. Masoi. Ela contou as crianças sobre culinária. Na manhã seguinte os helicópteros voltaram e novamente aterrorisados os moradores se esconderam, mas quando voltaram viram que animais estavam espalhados mortos, e a cabra de Matilda fora levada.
O bloqueio foi imposto em 1990, paciência era a palavra-chave para eles. Na escola, Dolores, a mãe de matilda, foi então falar sobre fé e sobre carangueijos. Logo após os alunos foram à praia ver se a história dos carangueijos era verdade, foi quando Matilda desenhou o nome de PIP na areia. Ela reclamara do livro, pois alegava que não tinha diálogo, era muito extenso, que era um país estranho que tinha pântanos e empadões de porco.
A medida que liam o livro, algo mudou em Matilda. ELa sentiu que entrou na história...
-=-
A visita dos peles-vermelhas afetou desde sempre os moradores de diferentes formas. A noite, quando a mae de matilda estava deitada, ela comparou o sr. Watts com um cuco-brilhante, onde ela só via um homem branco. Aqueles que roubaram seu marido, seu pai, que eram culpados pelas minas e pelo bloqueio. Um homem branco que tinha dado o nome a ilha.
-=-
Todos odiavam a mina porque os peles-vermelhas tiraram os nativos do trabalho digno. Só a mãe de matilda que apoiava os rebeldes, pois a ideia de que o pai tinha uma "vida farta". Todos só queriam que a briga terminasse e que os homens brancos voltassem e reabrissem a mina.
No pensamento de Matilda tudo podia mudar, afinal para PIP tinha mudado. Lendo Grandes Esperanças matilda percebeu que PIP ficara mais velho que ela e ia se tornar um ferreiro. Ai quando PIP foi a um pub com Joe, seu "pai", um advogado de Londres revelou que PIP era um beneficiário de muito dinheiro doado por alguém que queria manter sua indentidade em segredo.
Matilda ficou aflita, precisava saber do final do capitulo para ver se iam continuar amigos. No livro: PIP teria que deixar tudo o que conhecia. Com isso Matilda pensou em seu pai e refletiu que ele tinha esquecido de tudo o que era antes também...
-=-
Matilda pensava em sr. Watts, que ele estava empacado vivendo entre negros. Ela tentou percebê-lo mais como PIP, o que ele sentia quando os familiares iam na sala contar sobre alguma coisa. A avó de Daniel foi na sala e falou sobre o AZUL. Outras pessoas convidadas por Watts tambem foram mostrar o que sabiam ... Algumas historias ajudaram a encotar feliciades e verdade, outras a nao cometer os mesmos erros.
-=-
Era sempre um alivio voltar a ler Grandes Esperanças, ainda mais sr. Watts, pois estava no mundo dos brancos com a história.
Matilda foi à praia. Lá encontrou sr. Watts diferente de como encontra na sala de aula. Ela queria ter coragem de perguntar se ele sentia saudades do mundo branco, e o que tinha ganho ao ficar ali e nao ter ido embora quando teve oportunidade. Mas não teve coragem. Era a 1° vez que ela ficava a sós com o professor, mas o tópico em comum entre os dois era o livro. Matilda queria entender o por quê da troca de personalidade e nome de PIP.
Então Watts explicou que ele era um órfão, que está mudando de nível social. Depois ela abordou outro assunto do livro .. o tratamento de PIP com Joe. A explicação apra isso seria no devido tempo, ao decorrer do livro, disse o sr. Watts.
Enquanto isso, Watts estava estirado na areia, foi então o momento que ele se levantou e perguntou se matilda guardaria um segredo, ela fez sinal de positivo. O segredo se relacionava com a pergunta do por que da troca de nome de PIP, e sr. Watts falou que o nome de sua esposa não era Grace e sim Sabá. Depois disso matilda foi embora.
-=-
Sr. Watts pegou o livro... mas nada de interessante aconteceu.
Dia de Natal, ninguem fora para aula.. A tranquilidade do lugar não era o mesmo, para qualquer barulho recorriam às orações. Eles terminaram o livro no dia 10 de fevereiro, mas matilda se enganou na data devido ao Natal e pelos dias que Watts estava de licença por conta do resfriado. Só depois do término, Matilda interligou as coisas para entender os fatos. Depois de achar que ler pela 2°, 3° vez fosse a solução, não mudaria em nada a história.
Os peles-vermelhas chegaram à ilha e quiseram o nome e idade de todas as pessoas da aldeia. O oficial perguntou porque nao haviam rapazes, foi quando viu o nome PIP desenhado na areia, o oficial dos peles-vermelhas perguntou quem era este. Daniel rapidamente apontou para a escola e disse que o PIP pertencia ao sr. Dickens. Logo depois apareceu o sr Watts e o oficial perguntou quem era o sr. Dickens e o professor afirmou que era ele para livrar a pele do Daniel.
Watts pediu para que matida buscasse o livro para esclarescer a historia com o oficial, mas ela nao o encontrou. O oficial mandou olhar casa por casa e disse que se não achassem ele ia queimar tudo o que pertenciam... e foi o que aconteceu ele queimou todos os pertences das pessoas.
Sr. Watts pediu desculpas. E entao todos voltaram para casa. Matilda foi para a dela para ver o que tinha restado, foi quando percebeu a esteira de dormir de seu pai, que passou despercebida pelos peles-vermelhas. Percebeu que havia algo enrrolado na esteira, quando viu era o livro Grandes Esperanças.. matilda teve uma sensação horrível.
Jô.. esse foi mais um pedacinho do livro .. estou gostando bastante .. essa semana posto mais ainda, agora que tá esquentando UAHAIUHAIUH estou na página 125. beijos
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário