"O Mundo é Bárbaro" é um livro de Contos do escritor brasileiro Luis Fernando Veríssimo, publicado em 2008 pela editora Objetiva. Os contos presentes nos livros tratam de diversos temas atuais, como a eleição de Barack Obama (2008), a ascenção chinesa, a guerra contra o terror, e também sobre o "passado e os futuros prováveis, do Brasil e da América Latina", conforme o autor cita em seu prefácio.
1º Conto:
Um dos contos que gostaria de compartilhar, é o primeiro, denominado “Como Seria”. Neste conto, o autor faz diversas análises hipotéticas de como seria o Brasil, caso os portugueses, que aportaram no Brasil em 22 de Abril de 1500, tivessem sido postos para correr, e o Brasil fosse habitado exclusivamente por índios. Veríssimo cita que provavelmente ele não existiria, mas que, em compensação, Eurico Miranda também não existiria (ironizando o ex-presidente do clube Vasco Da Gama, envolvido em diversas falcatruas durante o seu mandato). Outro pensamento hipotético do autor, é se os holandeses tivessem colonizado o Brasil, ao invés dos portugueses: “pra começar, os padrões de beleza seriam outros”. Conforme o autor, ao invés de morenas, nossas mulheres seriam loiras, de cabelo escorrido, e brasileiro mais conhecido no mundo seria alguma longilínea do tipo nórdico, chamada Gisele, ou coisa parecida (novamente, ironizando o fato desse “tipo” de mulher já ser a brasileira mais conhecida no exterior, visto que nesse perfil encaixa-se a “nossa” Gisele Bündchen.
Como é possível notar, utilizando uma fina ironia, assim como na maioria dos seus contos, Luis Fernando Veríssimo torna seus textos agradáveis para a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário