Passaram-se meses sem nenhuma mudança na rotina de Liesel. Ler, fugir da ira da professora na escola e brincar com Rudy. Com a crise se agravando, ela passou a ajudar Rosa com o seu ofício: levar roupa lavada às pessoas da cidade que requisitavam esse serviço. Os clientes eram os mais variados: desde a senhora que vendia balas na esquina até o próprio prefeito da cidade. Mais tarde, a menina passaria a levar a roupa sozinha e entraria em cena um personagem bastante importante para a história.
Enquanto isso, o Nazismo se instensificava por toda a Alemanha. Em um momento desses, houve uma manifestação perto da rua Himmel onde milhares de alemães queimavam tudo o que pertencia a judeus: movéis, carros, roupas, objetos pessoais e, principalmente, livros. A menina aproveitou um momento de distração das pessoas e conseguiu alcançar um livro no meio dos escombros, o livro "O dar de ombros". Porém, ela foi flagrada por uma única pessoa, que não agiu no momento, mas depois se revelou: a mulher do prefeito.
Quando Liesel levou a roupa à casa do prefeito, encontrou na casa apenas a sua esposa. Chamava-se Ilsa, era alta, tinha o cabelo macio e fofo e vivia em um roupão de banho; raramente falava alguma coisa.
Ilsa permitiu Liesel entrar e lhe mostrou a enorme biblioteca que ela tinha. Liesel ficara maravilhada! Eram livros e livros que ela tinha à sua disposição sem precisar roubar. Após alguns minutos de leitura, a menina foi embora, deixando um timido "obrigado" na escrivaninha de Ilsa, que simplesmente olhou para o além, lembrando do passado, sem dizer uma uníca palavra.
Sete meses se passaram, a menina continuou indo à biblioteca da mulher do prefeito, levando roupa e roubando comida (sim, por agora, ela deixara de lado os livros!). Mas ela não imaginava que o Lutador estaria entrando em ação a qualquer momento...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário