segunda-feira, 7 de junho de 2010

A cidade do sol - Everson TA08

O livro que estou lendo é do famoso escritor afegão Khaled Hosseini, autor do Bestseller “Caçador de pipas” e em minha opinião um dos melhores livros. A cidade do sol foi lançado em 2007 nos Estados Unidos.

Até agora eu li oito capítulos, onde conta a história de Mariam, uma menina de 15 anos que morava com sua mãe Nana, sozinhas em uma Kolba(casa) afastada da cidade de Herat, no Afeganistão. Nana trabalhava como empregada na casa de um homem muito importante na região, Jalil Khan, e teve um caso com ele e ficou grávida de Mariam. Como Jalil era um homem muito importante e que tinha já suas mulheres, isso virou motivo de vergonha para ele e suas sete mulheres. Nana foi expulsa da casa e obrigada a morar em uma Kolba(casa) sozinha, por estar grávida, onde ela criou muito ódio e rancor de Jalil Khan.
Mariam crescia na casa onde nunca havia saído. Seu pai sempre ia visitá-la ele gostava muito dela, e ela dele. Ia visitar Mariam toda quinta-feira, sempre levando algum presente, e contando histórias de como era a vida na cidade, como era o cinema dele. Nana sempre contava coisas ruins do pai para Mariam, mas ela não se importava, não acreditava que o pai poderia ser uma pessoa tão ruim quanto a mãe falava.
No aniversario de 15 anos de Mariam ela pediu a Jalil Khan que pudesse ir a Herat, onde conheceria a cidade e o cinema que o pai falava tanto, Jalil e Nana não aceitaram a idéia. Mas quando Jalil já estava de saída, prometeu a Mariam que no outro dia de manhã iria pegar ela escondido da mãe e levá-la a cidade. Mariam contou para Nana, então Nana disse que se ela a abandonasse iria morrer, que se fosse nunca mais iria ver sua mãe. Mas Mariam não deu muita importância para o que a mãe havia dito.
No outro dia pela manhã, Mariam estava arrumada a espera de Jalil Khan, ele demorou muito, ela já estava sem esperanças, e foi andando em direção a cidade. Chegando lá conseguiu achar a casa de seu pai, mas ele fingiu que não estava lá, mandou o motorista dele levar Mariam para casa, ela sabia que ele estava em casa pois viu ele olhando pela janela.
Quando Mariam chegou em casa, se deparou com sua mãe enforcada na varanda de casa, foi um susto muito grande para ela. Ela passou a sentir muito culpada pela morte da mãe, e ficava lembrando que a mãe disse que iria morrer se Mariam a deixasse. Mariam então foi morar casa de Jalil Khan. As esposas de Jalil Khan não gostavam que Mariam morasse em sua casa, pois era uma vergonha para elas.
Após dias Jalil e suas esposas chamaram Mariam na sala, e falaram que havia um Khastegar(pretendente) para ela. Um sapateiro de Cabul, que tinha 45 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário