quinta-feira, 8 de julho de 2010

O MENINO DO PIJAMA LISTRADO - Caroline K

CAPÍTULO 10 - UM PONTO QUE VIROU UMA MANCHA QUE VIROU VULTO QUE VIROU UMA PESSOA QUE VIROU UM VULTO
Bruno resolver explorar os arredores de sua casa, e vai até a direção até o terreno cercado, onde ficavam aquelas pessoas de pijama listrado. Lá ele encontra um menino, e os dois começam a se conhecer. Bruno se impressiona quando descobre que o nome do menino é Shmuel (cujo nome ele nunca tinha escutado antes) e quando descobriu que eles a mesma idade e que faziam aniversário exatamente no mesmo dia. Shmuel lhe disse que era da Polônia, e que agora eles estavam neste mesmo país, o que Bruno desconhecia e ficou impressionado por estar em um país no qual ele nunca tinha ouvido falar. Bruno contou um pouco como era morar em Berlim, enquanto Shmuel dizia que a parte da Polônia que ele conhecia era muito mais bonita, muito melhor, tinha uma família grande, as pessoas muito amigáveis e a comida muito boa. O capitulo termina quando Bruno pergunta o que todas aquelas pessoas de pijama fazem ali.

CAPÍTULO 11 - FÚRIA
Esse capítulo se apresenta aleatório no livro, pois ele “interrompe” outro capítulo. Bruno se lembra de um fato que ocorreu pouco antes de eles partirem de Berlim, quando o “Fúria” (Hitler) visitou a casa deles, pois tinha uma grande proposta para o seu pai. Bruno achou Hitler uma pessoa ridícula e muito mal educada, pela indelicadeza que trava a Eva (sua acompanhante), e pela maneira como ele se achava o dono da situação, entrando na sala, sentando-se antes de todo mundo, e ainda por cima na poltrona de seu pai. Bruno e Gretel tiveram que subir para o quarto enquanto conversavam e depois que Fúria foi embora, escutou a mãe reclamando das noticias e propostas que ouvira. Essa proposta era esta de eles se mudarem para Polônia, pois seria lá o novo emprego do pai.

CAPÍTULO 12 - SHMUEL PENSA NUMA RESPOSTA PARA A PERGUNTA DE BRUNO
Após Bruno perguntar o que todas aquelas pessoas faziam ali, Shmuel começou a contar da sua vida: Ele e sua família moravam num pequeno apartamento em cima de uma loja de relógios onde o seu pai trabalhava. Um dia encontrou sua mãe bordando uma estrela de seis pontas (símbolo judaico) em uma faixa, e que eles deveriam usá-la. Outro dia chegou em casa e a mãe disse que eles teriam que se mudar dali, para o outro lado de Cracóvia que era coberto por muros. Shmuel, o pai, a mãe e o irmão tiveram que passar meses morando em um quarto com outra família, no total de 11 pessoas num quarto. Depois de um tempo, chegaram vários caminhões de soldados e os levaram até este campo cercado onde estão agora, mas a mãe não foi junto. Bruno desenhou no chão o símbolo que estava no uniforme do seu pai (símbolo nazista), para mostrar a Shmuel que o seu pai também tinha uma faixa no seu uniforme. Shmuel não parecia nada feliz contando sua historia para Bruno e disse que estava na hora de voltar, porque se o vissem ali, ele estaria encrencado. Bruno voltou pra casa e decidiu não contar nada a ninguém sobre a nova descoberta.

11 comentários:

  1. Faz o resumo direito né minha querida
    Se tu quer ser blogueira, faz tdos os resumos dos capitulos

    ResponderExcluir
  2. Faz o resumo direito né minha querida
    Se tu quer ser blogueira, faz tdos os resumos dos capitulos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se não gostou faz melhor , ou abre outro site não precisa ficar falando mal

    ResponderExcluir
  5. Cade o resumo do cap 15 , 16 , 17 , 18, 19 , 20?

    ResponderExcluir
  6. Povo desomilde a tia fez os resumos tudo bunitinho e
    ainda fica reclamando

    ResponderExcluir