sábado, 10 de julho de 2010

Comédias para se ler na escola - Jéssica Martins

Na terceira parte do livro que é denominada "De olho na linguagem" Luis Fernando Veríssimo tenta mostrar como podemos usar a linguagem de uma forma descontraída sem abrir mão do bom português:

resumo das crônicas:

"Sexa" O filho inocente começa a perguntar ao pai como é o feminino de sexo, o pai embaraçado tenta explicar que não existe feminino para sexo, então o menino se pergunta se não existe "sexo feminino".

"Pá,Pá,Pá" Nesta crôncia um brasileiro tenta explicar a uma americana os significados de algumas expressões como "pois é" e inclusive "pá,pá,pá" o que se torna uma tentativa frustrante pois a americana não entende nada e vai embora brava.

"Defenestração" O autor insiste em que algumas palavras possuem um significado errado devido a sonoridade delas. Questiona o sgnificado de várias palavras inclusive o de "defenestração" ato de jogar alguém pela janela e que ele imaginava ser algo bem diferente.

"Timtim" o autor questiona o significado da expressão "timtim".

"Papos" Duas pessoas estão brigando, porém uma delas começa a corrigir a outra, a mesma começa a irritar-se desiste da briga e vai embora.

"Pudor" O narrador fala sobre palavras que antigamente pouco ouvia-se falar e hoje em dia tornou-se algo bem comum como a palavra "trilhão" que ficou popular devidorme a economia ter crescido.

"Palavreado" Novamente o autor da novos sentidos as palavras montando uma história engraçada e sem pé nem cabeça.

A quarta parte do livro se chama "Fábulas" em que é feita uma sátira das situações embaraçosas do cotidiano.

"A novata" Fala sobre o primeiro dia de trabalho de uma jovem jornalista. No começo seu chefe não acreditava em seu potecial, porém a moça provou ser uma ousada profissional.

"Bobagem" São dois amigos que haviam brigado a muito tempo e um deles que está um pouco bêbado liga para o outro. Conversa vai conversa vem nenhum dos dois lembra do motivo que os fizera brigar e resolvem fazer a pazes marcando um encontro.No outro dia o mesmo que havia ligado, liga novamente desmarcando o encontro porque lembrou-se do motivo que fizeram eles brigarem.

"Hábito Nacional" Muitos políticos brasileiros que estavam em um avião que havia desmoronado morreram. São Pedro preferia levá-los direto para o inferno, mas Deus lhes perdoa. “Sabe como é, Brasileiro...”

"Pode acontecer" Dois parceiros resolvem tramar um plano em que eles atacariam o congresso Nacional pegando os políticos como reféns, porém o plano dá totalmente errado, pois no dia não havia nenhum político trabalhando.

"Direitos humanos" O motorista Algemiro levava uma excurssão de americanos para conhecer o Rio de Janeiro, nisto encontra Budum Filho, um rapaz que lhe devia dinheiro do jogo do bicho. Algemiro briga com o homem que se faz de vítima para os americanos que acabam defendendo ele.

"Segurança" Depois de sofrerem vários assaltos, moradores de um condomínio fechado tentam várias estratégias para colocar medo nos ladrões, mas acabam cada vez mais trancafiados em suas residências.Ao final juntam-se em uma rebelião para fugir do próprio condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário