CAPITULO 7 – COMO A MÃE LEVOU O CRÉDITO POR ALGUMA COISA QUE NÃO FEZ
Bruno estava muito entediado por não ter nada pra fazer e teve a idéia de fazer um balanço. Já tinha as cordas, só faltava arranjar um pneu. O tenente Kotler estava ali, conversando com Gretel, e era a única pessoa para quem ele podia pedir. O tenente chamou o Pavel, o homem velho de pijama listrado que descascava os legumes antes das refeições, para que pegasse um pneu para o menino nos fundos da casa, e o tratou como se fosse um bicho, o que deixou Bruno profundamente indignado. Bruno conseguiu fazer o seu balanço sozinho, mas caiu dele e ganhou um grande corte no joelho, a única pessoa que estava na casa naquela hora era Pavel, então ele socorreu o menino, limpou os ferimentos, fez os curativos e o acalmou dizendo que não era nada demais. Bruno descobriu Pavel era médico e ficou impressionado como um médico poderia estar descascando legumes, ele ainda não entendia em que situação vivia aquele homem, e o quanto seu pai e o tal de Fúria (Hitler) eram culpados por aquele homem não estar seguindo a sua profissão, no lugar onde deveria estar, e não estar vivendo como um humano. Quando a mãe chegou, ficou assustada ao ver Pavel ao lado do Bruno e o mandou subir, agradeceu a Pavel por ter cuidado do filho e disse que se alguém perguntasse quem fez o curativo era pra ele dizer que era ela mesma que tinha feito. Bruno escutou e achou uma atitude muito egoísta, uma maneira de a mãe ganhar crédito por algo que não fez.
CAPÍTULO 8 – PORQUE A AVÓ FOI EMBORA EMPRUPTAMENTE
As pessoas que Bruno mais sente falta são seus avós. Ele tem muita admiração pelos dois. Ele começa a lembrar das vezes que a avó tocava o piano e depois começava a cantar nas festas. Lembrou-se de uma noite de Natal, em que o pai vestiu o uniforme novo, e seu avô ficou muito admirado, e apenas a avó não aprovara nem um pouco aquilo, e ficou mostrando a sua indignação dizendo que aquele uniforme não o deixava mais bonito, pois o significado que ele tinha era motivo de vergonha para um homem. Que ela tinha muita vergonha pelo o que o filho tinha se tornado, e vergonha dela mesma por ter deixado isso acontecer. Bruno escutava e não entendia tudo aquilo. A avó foi embora da casa deles indignada e depois daquele dia não a viu mais direito.
CAPITULO 9 – BRUNO SE LEMBRA DE COMO GOSTAVA DE EXPLORAR
Os pais de Bruno resolveram contratar um professor particular para dar aulas à ele e Gretel, e embora ele não tenha gostado da idéia, foi obrigado. Herr Liszt seria o novo professor, só que ele gostava de historia e geografia, enquanto Bruno gostava de literatura e artes, disciplinas que Herr Liszt dizia ser inútil. Parecia ser autoritário e muito exigente. Estudando fatos históricos Bruno se lembrou de como gostava de explorar, e na casa de Berlim ele tinha muitos lugares pra explorar, pois a casa era muito grande. Ele lembrou-se de quanto tempo ele vê o lugar cercado de arames onde ficados as pessoas de pijamas e ainda não foi explorar aquele lugar e achou que era hora de conhecer melhor o lugar onde morava.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Esse resumo mim ajudou muito
ResponderExcluir