sexta-feira, 9 de julho de 2010

Grogue - Toni Brandão Pt5 (André Luís)

É no quinto capítulo que a "cópia" de Greg reaparece. Greg está dormindo quando toca a campainha, e ele, com preguiça levanta pra atender. Quem está na porta é essa cópia, a quem o autor chama de Grogue. Ao contrário do que se espera, Greg não se assusta com a aparição, ele a trata como um pesadelo que logo vai passar. Grogue se posociona como se fosse o diretor da "história" da vida de Greg, dando orientações de como ele deveria levar essa vida. Greg logo pergunta: quem é você? Ao que ele responde: você acha que eu vou te responder isso agora, no quinto capítulo?
Grogue percebia a tendência de Greg de voltar a tocar e largar de vez o atletismo, e largar Bia, que era o que ele no fundo queria. Grogue começa a falar e Greg, ainda de ressaca tinha dificuldade para absorver as informações. Grogue dizia que ele estava se perdendo e estava destruindo a história. Que essa história tinha tudo para ser boa, mas Greg a estava destruindo com esse negócio de tocar Rock, sair bebendo por aí com seu amigo louco. Grogue também fala que Bia deve ser o seu porto seguro para que ele não volte aquela vida antiga e atrazada. Greg, apesar de mal, não se deixa abater e vai defendendo as suas ideias sem se preucupár muito se está convencendo ou não. Pensa em Branca. Grogue, que consegue ler seus pensamentos, logo o corta: Esquece essa menina. Ela vai fazer sucesso. Tenho até pena da responsabilidade que ela vai carregar.
Greg responde distraidamente que daria conta do recado, mas Grogue sempre impõe seus argumentos com ameaças do gênero: Você não vai conseguir. Você é inseguro. E isso irrita Greg. No decorrer da história Grogue sempre aparece de surpresa quando Greg está sozinho e também sempre some meio que de repente. Quando Grogue some, os pais de Greg aparecem voltando de viagem. Eles começam a botar o papo em dia com o filho. Mas este logo começa a se incomodar pois os pais, mesmo sem conhecerem a figura de Grogue, compartilham da sua opinião a respeito da vida de Greg. Os pais se mostram preocupados com o caminhar da vida de do filho.
O que Greg realmente queria, era voltar a tocar com a banda e voltar a ver os seus velhos amigos. Mas ele nunca admitia isso.


*Um detalhe curioso, é que Grogue chega até a negociar com as fraquezas de Greg dizendo a ele que se ele cumprir a história direitinho, ele até deixa ele cometer outras traições (Lala). A ideia atrai Greg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário