Página 51 até 66 de O Trono no Morro
Aos poucos a casa de Quintino se tornou uma loja. De vez em quando Quintino fazia um melhoramento, colocava uma prateleira, um gancho, um armariozinho até a loja ficar perfeitamente pronta. Mas havia um problema o estoque estava no fim.
Quintino e Geralda conversaram sobre a situação da loja e ficou decidido que Quintino iria para Jaguariranga fazer compras para repor o estoque, ele ficou fora por duas ou três semanas.
Quando voltou, foi correndo ao encontro de Geralda, os dois estavam morrendo de saudades um do outro. Sr. Felipe quis participar da alegria pediu um papel e uma caneta e perguntou como foi à viagem, Quintino contou.
De noite Quintino terminou de mostrar a mercadoria a Geralda, que achou bem escolhida.
Ela finalmente contou para Quintino que ela não era afilhada do Sr. Felipe, e que eles haviam combinado isso para evitar fofocas do povo, o Sr. Felipe comprara do seu pai que ficara viúvo. Quintino quis saber se ele abusava dela, Geralda disse que não.
Geralda quis saber se Quintino tinha pegado em alguma mulher em Jaguariranga, ele disse que não e foi esvaziar a bexiga, quando voltou à cama estava pronta com dois travesseiros, foi quando Quintino descobriu o melhor da vida.
Mesmo sem cerimônia oficial, todos de Três Alferes passaram a tratá-los como marido e mulher.
Um dia Quintino recebeu uma visita inesperada de Supriano, eles conversaram sobre a vida e o passado, sobre o ataque que separou o bando, Supriano contou quem havia sobrevivido e oq eu aconteceu depois do ataque. O responsável pelo ataque foi o Cuiabano e o bando estava formado por: Gumercindo, Cipriano, Expedito, Supriano, Olho-de-Cobra e Expedito. O chefe planejou uma vingança, que era, um a um voltaria para a fazenda com intervalo de dias, sem levantar suspeitas pedindo ajuda, o ultimo a chegar foi Gumercindo, Cuiabano ficou apavorado.
O Bando ficou uma semana e no ultimo dia Gumercindo ia capar Cuiabano, mas ele implorou tanto que o chefe só mandou os homens darem uma surra.
Teiú, Expedito e Olho ficaram indignados com o tratamento “VIP” que Cuiabano recebeu e quiseram escolher um novo chefe e o Gumercindo concordou, Olho-de-Cobra foi o escolhido como o novo chefe. João Adorno, Expedito e Supriano se separaram do bando e cada um seguiu seu caminho.
Supriano disse que o bando acabou, ele foi convidado por Quintino para jantar, Quintino não o apresentou para Geralda pois não sabia que deveria fazê-lo. Após a janta Supriano foi tomar umas calcinadas e acabou discutindo com Aniceto e acabou levando um tiro na testa.
Ao enterrar Supriano, Quintino se deu o direito de enterraram seu passado. No outro dia pela manhã quando acordou, Geralda disse a ele que o Sr. Felipe havia morrido a única coisa que disse foi: “Coitado!”. O enterro foi a tarde.
Uma semana depois, parecia que os dois sempre haviam vivido sozinhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário