sábado, 10 de julho de 2010

As Crônicas de Nárnia - O Sobrinho do Mago - Ana Paula

Oii Jô, eu já terminei de ler meu livro, e hoje pra finalizar vim postar minhas conclusões!

O livro é de uma linguagem simplória e fácil, porém há muitos detalhes que PRECISAM ser destacados para que haja o entendimento da história!
Dentre os personagens, o que mais me encanta é o Digory, pois ele é uma criança simples, mas que se importa profundamente com sua família e com os amigos, percebemos isso quando ele briga com o tio, pois acha ele um oportunista que usa da inocência de Polly e quando ele vai até o jardim entre os vales buscar o fruto para Aslam, lá ele mostra a lealdade e o senso de responsabilidade que ele tem, pois por ele ter levado a Rainha Jadis para Nárnia ele obedece Aslam. Ele também está sempre preocupado com a saúde da mãe, tanto que, enquanto estava no jardim quase cede a tentação da rainha e leva o fruto diretamente para a mãe, desobedecendo Aslam e sucumbindo ao “pecado”.
A rainha é o próprio mal na terra, ela desde o começo tenta atingir e ferir o leão, tanto que foge, pois sabe que DELE não pode vencer. Para conseguir seus objetivos tenta convencer Digory a desobedecer Aslam. O que me chama a atenção, é que como o autor é Cristão, ele utiliza a palavra FEITICEIRA para a rainha jadis, mostrando para as crianças que as Bruxas e Feiticeiras são más e não confiáveis.
O livro é como se fosse um Gênesis para as crianças, pois há a criação do mundo, a criação dos seres, a chegada do mal a terra e até mesmo a tentação que o mal faz sobre nós, meros humanos! A única diferença é que no livro Digory não ouve a feiticeira, pois já conhecia o mal que havia dentro dela.
Uma curiosidade: mesmo esse sendo o livro que conta a ORIGEM de Nárnia, esse foi o SEXTO livro escrito e publicado da série. Porém hoje em dia, encontramos o volume único da série, onde as crônicas são organizadas por ordem cronologia, então esse é o motivo de chamarmos essa de a Primeira Crônica de Nárnia.
O livro é muito bom, é simples, divertido, encantador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário